Trabalhando em sala de aula-Descoberta da África!

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História-Geografia Nações, povos, lutas, guerras e revoluções

Dados da Aula-O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Localizar o continente africano no mapa mundi.
  • Analisar textos com olhares diferentes sobre a importância do estudo da História do continente africano.
  • Reconhecer a importância histórica dos estudos relacionados à História da África.
  • Conhecer e valorizar a história de diferentes povos africanos promovendo uma educação para a igualdade racial.
Duração das atividades-5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno-Não será necessário que o aluno tenha conhecimento prévio deste conteúdo.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo o continente africano.

 Antes de assistir o vídeo levante algumas questões com os alunos:1- Quando se fala em África qual é a primeira imagem que lhe vem à mente?2- O que você sabe sobre a África?3- O que você já ouviu sobre a África?  

  Professor: Neste primeiro contato com o conteúdo é interessante checar os conhecimentos prévios dos alunos para, se necessário for, desconstruir preconceitos, tais como, África continente de negros pobres que vivem em um tipo de organização tribal.     

 Vídeo: “A África que nunca vimos, ou que ninguém nos mostra”-Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3vllE0-Xuo0&feature=related

 No vídeo acima o aluno poderá ter contato com algumas imagens de países que formam o continente africano.

Após assistir o vídeo pergunte aos alunos:1- Se alguma das imagens apresentadas no vídeo lhe é familiar, ou seja, se ele já conhecia?2- O vídeo ressalta a importância do continente africano para a história da humanidade. Que fato é este?3- O título do vídeo é “A África que nunca vimos, ou que ninguém nos mostra.” Para os alunos, que África é esta?4- Peça aos alunos que montem um mural com imagens da África que, para eles, nunca vimos.

 Atividade 2- O continente africano no mapa

   1- Mapa: África: Saariana e Subsaariana  

Disponível: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u90202.shtml     

 “A região é a única no mundo onde o número de pessoas vivendo sob extrema pobreza, com menos de US$ 1 ao dia, quase que dobrou entre o início dos anos 80 e 2004.A África subsaariana, cuja população representa pouco mais de 10% da população mundial, abriga cerca de 60% das pessoas infectadas com o vírus HIV em todo o mundo. A região conta com 25,8 milhões de soropositivos e continua sendo o local mais atingido pela Aids. Esse número é maior em 1 milhão se comparado com as estatísticas de 2003.”‘

Texto disponível na íntegra: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u90202.shtml

  2-  Mapa: Deserto do Saara

Disponível: http://topazio1950.blogs.sapo.pt/177319.html

 “O Deserto do Saara é o segundo maior deserto do mundo (perdendo apenas para a Antártica), localizado no Norte de África, com uma área total de 9 065 000 km2, sendo apenas um pouco menor que a Europa (10 400 000 km2). O nome Saara é uma transliteração do árabe, que por sua vez é a tradução da palavra tuaregue tenere (deserto). Vivem cerca de 2,5 milhões na área do Saara, distribuídas pela Mauritânia, Marrocos, Líbia, Egipto, Mali, Níger, Argélia, Tunísia, Sudão e Chade. As fronteiras do Saara são: o Oceano Atlântico a oeste, a Cordilheira do Atlas e o Mar Mediterrâneo a norte, o Mar Vermelho a leste e o vale do Rio Níger a sul. O Saara divide o continente africano em duas partes, a África do Norte e a Sub-Saariana . A fronteira saariana ao sul é marcada por uma faixa semi-árida de savana chamada Sahel, e ao sul de Sahel encontra-se o Sudão.”

Texto disponível na íntegra: http://topazio1950.blogs.sapo.pt/177319.html

 3 – “(…) Deserto do Saara – é a parte central do deserto é extremamente seco e chove pouquíssimo e esporadicamente. (…)”

Texto na íntegra disponível no site: http://www.infoescola.com/geografia/deserto-do-saara/  

Atenção: Esta aula poderá ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Geografia, o qual orientará os alunos nas informações para preenchimento do quadro abaixo. Além de explicar a diferença entre dunas, oásis e deserto.  

 O  aluno aprenderá com estes mapas:  1- Conhecer o continente africano, berço do conhecimento e da humanidade, que possuí hoje uma população de 850 milhões de habitantes, 53 países e são faladas 2019 línguas.2- Perceber nos mapas que em termos geográficos, a principal marca da África é o deserto do Saara, levando estudiosos a falar de duas Áfricas, demarcadas pelo deserto do Saara: a África saariana que se localiza ao norte do continente e estende-se pela região que vai do atual Egito até Marrocos (no mapa1 está na cor cinza) e a África subsaariana que estende-se do Saara até o Cabo da Boa Esperança, ao sul do continente ( e está representado no mapa1 na cor marrom) . Essa divisão é perceptível tanto no mapa 1. quanto no mapa 2.

 Trabalhando o tema: Após apresentar os mapas aos alunos. Peça aos alunos que pesquisem:1- Quantos paises  e quantas línguas são faladas no continente africano?2- Que países fazem parte do deserto do Saara?3- Pedir aos alunos que façam um quadro contendo as principais informações sobre este deserto.

Sugestão de quadro: 

Localização Clima Vegetação Animais

 Atividade 3 – Dois olhares sobre a África    

 Os textos abaixo apresentam duas opiniões, uma positiva outra negativa, sobre a importância histórica do continente africano. A proposta para esta atividade é a leitura, interpretação e debate dos textos pelos alunos.

 Texto 1 foi escrito pelo filósofo alemão Gerg F. Hegel (1770 – 1831)-“[ A África ] não tem interesse histórico próprio, senão o de que os homens vivem ali na barbárie e na selvageria, sem fornecer nenhum elemento à civilização.”

(HEGEL. Filosofia da história universal. Citado em HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.p.20.)

  Texto 2 é da antropóloga Marta Heloisa Leuba Salum -“Para compreendermos a cultura material das sociedades africanas, a primeira questão que se impõe que é a imagem que até hoje pendura da África, como se até sua ‘descoberta’ fosse esse continente perdido na obscuridade dos primórdios da civilização, em plena barbárie, numa luta entre homem e natureza. De fato, a história dos povos africanos é a mesma de toda humanidade: a da sobrevivência material, mas também espiritual, intelectual e artística, o que ficou à margem da compreensão nas bases do pensamento ocidental, como se a reflexão entre homem e cultura fosse seu atributo exclusivo, e como se natureza e cultura fossem fatores antagônicos.”

(SALUM, Marta Heloisa Leuba. África: culturas e sociedades – guia temático para professores. São Paulo: MAE/ USP, 1999.)textos disponíveis na integra no blog Ensinando História na Eseba: http://gephiseseba.blogspot.com/

 Após leitura, levantar as seguintes questões: 1- Qual a idéia central dos dois textos?2- Qual a opinião de Hegel sobre os povos africanos? E qual a opinião de Salum?3- Qual o modelo de civilização em que Hegel se baseia para ter esse pensamento?   

Partindo destes textos separe a sala em grupo e monte um júri simulado.

Este trabalho tem a finalidade de levar os alunos a pesquisarem motivos (argumentos) para a importância de se contar ou não a História da África.Neste trabalho os alunos terão autonomia de montarem suas apresentações.

 Caso: África Julgamento: África tem ou não tem interesse histórico?

Dividas os alunos em grupo:Defesa-Acusação-Júri-Juiz   

 Professor: Neste trabalho não há “sentença” ou resultado correto ou errado, deixe que os alunos decidam, escolhendo o grupo que apresentou os melhores argumentos.

Recursos complementares:1- Vídeo com imagens da África:http://www.youtube.com/watch?v=4y203kLZnAY&feature=related

2- Texto :O deserto que cruza o oceano- http://super.abril.com.br/ciencia/deserto-cruza-oceano-437139.shtml      

3-Texto: África: Um continente sem História? http://cjbb.sites.uol.com.br/Baqueiro.htm    

4- Site com artigos, reportagens, noticias e entrevistas sobre a temática-afro. www.comciencia.br/reportagens/negros  

Avaliação

  A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, debates, produção de quadro, apresentação de um júri e também por atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas

Portal do Professor Disponível<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24935> acesso 20.mai.2011

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