Tribo masai pede ações urgentes contra as alterações climáticas

Os membros da tribo masai, do Quênia, pedem uma “ação urgente” para lutar contra as alterações climáticas, apresentado-se como “as primeiras vítimas” deste fenômeno apesar de pouco ou nada contribuírem para o aquecimento global.

“O meu povo não anda de 4×4, não vai de fim-de-semana, não parte de férias de avião, mas sente os efeitos das alterações climáticas”, lamentou Sharon Looremetta, um masai membro de uma organização não-governamental, numa conferência de imprensa realizada à margem do encontro das Nações Unidas sobre o clima, que decorre entre os dias 6 e 17 de Novembro, em Nairobi, a capital do Quênia.”É uma enorme injustiça. Por isso, apelamos a uma ação urgente”, disse Looremetta.
Os masai, que constituem uma tribo distribuída essencialmente pelo Quénia e pela vizinha Tanzânia, “são os primeiros e os mais atingidos pelas alterações climáticas”, provocadas essencialmente pelas emissões de gases com efeito de estufa, relacionadas com a combustão de energias fósseis, como o carvão e o petróleo, afirmou.

“Tivemos muito pouca chuva nos últimos três anos, os animais morrem, as crianças não vão à escola, as mulheres passam a maior parte do tempo à procura de água e não estão ocupadas com atividades que permitem ganhar a vida”, lamentou Looremettta.

Segundo explicou, as crianças têm abandonado a escola porque “têm de andar à procura de água e de pasto” para os animais, que são o seu principal recurso.

Amanhã, vários agricultores e pastores, entre os quais os masai, vão participar numa marcha organizada, na capital queniana, contra as alterações climáticas.

http://www.publico.pt/Sociedade/tribo-masai-pede-accoes-urgentes-contra-as-alteracoes-climaticas_1276169

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s